Asamp cumpre agenda com Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Tocantins

15/03/2023 15/03/2023 17:53 982 visualizações

No intuito de buscar apoio para a elaboração de propostas de ações que priorizem a saúde dos servidores do Ministério Público Estadual no ambiente de trabalho, a presidente da Asamp, Alane Torres, esteve na tarde dessa terça, 14, em reunião no Centro de Referência de Saúde do Trabalhador do Tocantins (Cerest). O Departamento funciona dentro da Superintendência de Vigilância em Saúde, órgão que integra a Secretaria Estadual de Saúde.

 

Durante a reunião, que contou com a participação de integrantes de outros órgãos, os participantes puderam trocar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos por cada parte, e ouvir as contribuições das representantes do Cerest que desempenham o trabalho de vigilância em saúde do trabalhador, além de gerir o Centro. Ações para o avanço da Política de Saúde do Trabalhador, e Saúde e Segurança no Trabalho também foram elencadas, bem como, a possibilidade de realização de um evento para a construção de uma ferramenta de apoio à causa. 

 

Gisele Akemi Carneiro, Fisioterapeuta do Cerest, lembrou que a principal missão do Centro é preparar todo o Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios e do Estado em toda a rede de atenção integral à saúde do trabalhador. "Toda a rede que atende o trabalhador, seja ela de assistência, de ação de vigilância, ou de ação de promoção da saúde a gente tem que fazer esse apoio aos municípios ou também esse apoio à rede em si. E também uma das questões que está dentro da legislação da Política Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora é que o Centro de Referência também atua como apoio técnico para o desenvolvimento de projetos e pesquisas ou programas de saúde do trabalhador esteja ele onde estiver, ele pode ser de um programa de um setor público, ele pode ser de um programa de um setor privado", destacou. 

 

Ainda conforme Akemi,  em relação a busca da Asamp por diretrizes e parâmetros ligados à saúde do trabalhador, o Cerest pode contribuir com reuniões, encontros que falem e discutam sobre o trabalho e saúde, e no compartilhamento de saberes e conhecimentos de oficinas ou técnicas de levantamento de risco de ambientes, orientações sobre como fazer um inventário de atividades, como analisar o trabalho, como envolver o trabalhador dentro do seu próprio trabalho, considerando ele como  protagonista. 

 

Conforme a Presidente da Asamp, a Associação formalizou uma solicitação à PGJ, de um diagnóstico sobre a realidade do quadro de saúde dos servidores do MPE, e na última segunda-feira, 13, participou de uma reunião com a Procuradoria-Geral de Justiça e demais órgãos internos sobre o tema, tendo sido criada, naquela ocasião, uma Comissão institucional com o objetivo de propor ações e projetos que visem o bem-estar e a saúde de todos os integrantes da instituição. “Estamos todos preocupados e empenhados em contribuir com ações que efetivamente promovam a melhoria da qualidade de vida e saúde no nosso ambiente de trabalho, e, por isso, buscamos o apoio do Cerest, que detém elementos técnicos sobre o tema e pode nos ajudar a formatar essas ações”, concluiu.